Reinaldo Barros Torres, o jornalista barrense imortal da Academia de Letras do Vale do Longá

Reinaldo Barros Torres e o sobrinho Henzo Henrique Barros Leite
O Barras de Cara Nova apresenta hoje aos nossos leitores a biografia de um dos mais conceituados barrenses da atualidade: o jornalista e escritor Reinaldo Barros Torres, membro da Academia de Letras do Vale do Longá e União Brasileira de Escritores.


Com esta matéria o Barras de Cara Nova começa um trabalho de valorização dos filhos de nossa terra que realmente merecem o crédito do destaque pelo que produzem de forma independente. Lembramos que este trabalho que o Barras de Cara Nova inicia não divulgará políticos mas tão somente os barrenses que dedicam sua vida às artes, literatura, esporte, cultura e estudos científicos e religiosos.


REINALDO BARROS TORRES, nasceu na cidade de Barras, Estado do Piauí. Escritor, Poeta, Cronista, Contista, Jornalista. Titular da Cadeira 12 da Academia de Letras do Vale do Longá – ALVAL.

É o único membro no Brasil do “Conselho Internacional para o Bem-Estar da Humanidade na América Latina – CIBEHAL” – órgão de assessoramento sócio-político à Secretaria-Geral das Organizações das Nações Unidas – ONU, com sede em Puebla, no México. Membro da União Brasileira de Escritores – UBE-PI.

Autor de “Madrigais” (1997) – Primeira Edição, e em 1999 – Segunda Edição; dos livros inéditos “A Família Barros da Cidade de Barras” e “Marathaoan, um Rio que corre em minhas veias”. Autor também de três peças teatrais: “Amor Fatal” (1979) – escrita em parceria com Osmália Pereira Lira e Antônio Carlos Ananias Costa, “Faces Paralelas” (1980) e “Mundo Avesso” (1980). Participou com o poema “Rosa” da Coletânea dos Poetas Brasileiros (1984) – Edição da Shogun Arte – Rio Grande do Sul; Primeiro Lugar no Estado do Piauí na “Maratona Literária sobre a Proclamação da República” - (1983) e Segundo Lugar no Estado do Piauí na “Maratona Literária sobre a Vida e Obra de Olavo Bilac” – (1984), ambas organizadas pela Secretaria de Estado da Educação. Tem mais de 500 poemas inéditos. Prefaciou vários livros de autores piauienses. Tem curso de Teatro e Dicção pelas “Escolas Associadas do Ceará” (1979) e curso de extensão em Química, pela Universidade Federal do Piauí.

Verbete do “Dicionário Biográfico dos Escritores Piauienses de Todos os Tempos” (1995), de Adrião Neto; “Grande Dicionário Histórico-Biográfico Piauiense”  (1997), de Wilson Carvalho Gonçalves; “Visão Histórica da Literatura Piauiense” – Tomo III  – (1998), de Herculano Moraes, e “Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos” (1998), de Adrião Neto.

Atuações: Diretor Literário do Movimento Jovem Tulipa (Belém-PA) – 1981. Ator, Diretor do “Grupo Teatral Bons Amigos (Barras-PI) – (1975/1980). Assessor de Comunicação da Companhia Energética do Piauí – CEPISA. Articulista do Jornal O DIA (Teresina-PI). Articulista do Jornal Diário do Povo (Teresina-PI). Secretário-Geral da Cruz Vermelha do Estado do Pará. Presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo (Belém-PA). Assessor de Imprensa do Partido Social Cristão – PSC no Estado do Piauí. Presidente da Executiva Municipal do Partido Social Cristão – PSC, em Barras.

Assessor Especial da Prefeitura Municipal de Barras em Teresina (1993-1994) administração José Ribamar Pereira. Diretor de Eventos Culturais da Academia de Letras do Vale do Longá. Secretário-geral da Academia de Letras do Vale do Longá. Agente de Ordem do Centro Colegial dos Estudantes Piauienses – CCEP. Segundo Secretário da União Brasileira de Escritores – UBE-PI. Secretário da Assessoria Jurídica da Companhia Energética do Piauí – CEPISA. Secretário-geral da Consultoria Jurídica da Presidência da Companhia Energética do Piauí – CEPISA. Redator da coluna política “Colunão RBT” e da coluna alternativa “Sinal Aberto”, do Jornal “Correio do Norte” (1992), de Barras-PI. Diretor Geral do Jornal “Correio do Norte” (1992), Barras-PI. Redator da coluna “Barras em Foco”, do Jornal O Dia, de Teresina-PI (1991). Redator da coluna da Academia de Letras do Vale do Longá, no Jornal O Dia, de Teresina-PI, desde Maio/2001. Apresentador do "Programa Circuito Cultural", na Rádio Vermelha FM, em Teresina-PI, desde Novembro/2002. Titular do Blog de Barras no portal de notícias 180graus de 2003 a 2010. É o responsável pelo blog esportivo piauiesportes.futblog.com.br, e o correspondente no Piauí do site esportivo cearense artilheiro.com.br e do paraense futebolnortista.com.br

É filho dos barrenses José Ribeiro Torres e Maria Inês da Cunha Barros Torres. Neto pelo lado paterno de Olavo Ribeiro Torres e Zenóbia Barbosa Torres, e materno de Raimundo de Sousa Barros e Rosa da Cunha Barros. Tem quatro irmãos: Adriana Maria Barros Torres, Rogério Barros Torres, Danielle Ferreira Torres e Dayana Ferreira Torres. São seus bisavós paternos: Fernando Ribeiro Torres e Vitorina Maria da Conceição Torres, e Diolino Oliveira e Maria Barbosa de Oliveira. Trisavós paternos: Fernando Ribeiro Torres e Rosa Torres de Sampaio, e José Cândido e Cordulina Maria da Conceição. São seus bisavós maternos: Antero de Oliveira Barros e Francisca Lima de Sousa Barros, naturais de Pedro II – PI, e Ignácio Ribeiro da Cunha e Maria Rodrigues da Conceição, naturais de São Benedito – CE.



Fonte: tribunadebarras.com

Related

Barras de cara nova 4708061473341743706

Postar um comentário

emo-but-icon

Follow Us

Hot in week

Recent

Comments

Side Ads

Text Widget

Connect Us

item