Conjunto habitacional ainda nem foi inaugurado e já causa polêmica pelo nome escolhido


O prefeito Francisco Marques (PMDB) resolveu colocar o nome de Fernanda Lages Veras, estudante de 19 anos filha de Barras, morta dia 25 de Agosto de 2011 ao ser supostamente jogada de cima de um edifício de Teresina, num conjunto residencial feito com recursos da Caixa Econômica Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Barras.

O "Residencial Fernanda Lages Veras" fica na rodovia PI que liga Barras ao litoral piauiense e tem cerca de 343 casas. A atitude do prefeito em colocar o nome de Fernanda Lages Veras é encarada por muitos barrenses como oportunismo político já que o pai da estudante morta é ex-vereador e o avô materno ex-vice-prefeito, ambos tendo ainda uma considerável votação em suas terras. Este ano tem eleição para prefeito e Francisco Marques é candidato a reeleição.

Além dos protestos de muitos barrenses em virtude do chamado "aproveitamento político", outros criticam e até polemizam dizendo que "os motivos que levaram Fernanda Lages Veras a morrer e a vida que levava na Capital, conforme depoimentos da Polícia Civil e dos promotores Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha, não a credenciam para tal honraria", relatou um barrense que telefonou para a redação da tribunadebarras.com e pediu para que fosse feita uma matéria sobre o tema mas que omitisse seu nome.

No início do primeiro mandato do ex-prefeito Francisco das Chagas Rêgo Damasceno (Manim Rêgo), um irmão seu de 19 anos também morrera em um acidente automobilístico na zona urbana de Barras. Naquela ocasião estava sendo construído em Barras pelo Governo do Estado do Piauí, um ginásio poliesportivo que fora batizado de "Ginásio Poliesportivo Carlos Augusto Rêgo Damasceno". À época os questionamentos também foram muitos e até hoje a maioria dos barrenses chama a praça esportiva apenas de "Ginásio Poliesportivo", omitindo o nome do homenageado.

A tribunadebarras.com consultou três vereadores da Terra dos Governadores e os mesmos disseram que não passou pela Câmara Municipal, como deveria, a votação para que o novo conjunto residencial recebesse o nome de Fernanda Lages Veras. Um dos vereadores disse até que "tem morrido nos últimos dez anos muitos barrenses ilustres e que nem uma rua em Barras tem nomenclatura em suas homenagens, pessoas que prestaram serviço ao Município", e citou nomes como: "jurista Geraldo Majella Carvalho, João Bekcmans de Carvalho (autor do hino da Padroeira de Barras, Nossa Senhora da Conceição), Eudes Raulino de Almeida (ex-prefeito), Raimundo Nonato Uchôa (grande comerciante), José do Rêgo Lages (médico com destacada atuação em Barras), Gonçalo Soares Monteiro (funcionário público estadual e cidadão de conduta exemplar), professora Rosa da Cunha Barros (primeira professora formada a lecionar em Barras), Manoel Monte de Carvalho (vereador), Renato Miranda (delegado de polícia), Beatriz Leão de Carvalho (senhora de sociedade, de uma das famílias mais tradicionais de Barras), Jaqueline Monte Carvalho (engenheira), Alfredo Lages Neto (funcionário público estadual), Zadi Furtado (senhora de sociedade, de uma das mais tradicionais famílias de Barras), Bilé Carvalho (poeta, humorista, contista), Waldrido Gabriel (poeta), Lauro Fernandes (artista plástico), Olga Fernandes (professora), Maria da Conceição Morais (professora), José de Deus Mesquita (professor), José Fernandes Pinduca (professor), Otacílio Monte e Silva (agropecuarista), Manoel do Rêgo Lages (agropecuarista), Alcides do Rêgo Lages (prefeito), dentre muitos outros nomes", finalizou o vereador. E como homenagens a pessoas vivas com mais de 80 anos é defendida por Lei atribunadebarras.com lembra também o historiador Wilson Carvalho Gonçalves - uma das personalidades que melhor escreveu e ainda escreve sobre a história de Barras.

Mais...

Uma reunião na manhã desta quinta-feira (12) entre o setor de habitação da Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Barras e os inscritos no programa de habitação, tratou de assuntos pertinentes ao Residencial Fernanda Lages, que terá 343 unidades habitacionais. Na reunião ficaram decididos os critérios para contemplação, segundo a Portaria 140 do Ministério das Cidades. 


A prioridade será para os alagados nas cheias do Rio Marataoan no ano de 2009, residentes em áreas ribeirinhas e de riscos. Também serão observadas a pessoa idosa e os deficientes de modo geral, dentre outros. 


A Coordenação de Habitação da Prefeitura de Barras foi representada pelo coordenador José Blandina e pelo Secretário de Administração e Planejamento, Afonso Ligório. O prefeito Francisco Marques fez questão de participar do evento e disse que não haverá injustiças na distribuição das casas.

FONTE: portal tribunadebarras.com

Related

Barras de cara nova 3147921044397745136

Postar um comentário

emo-but-icon

Follow Us

Hot in week

Recent

Comments

Side Ads

Text Widget

Connect Us

item