EDUCAÇÂO

Macrorregião de Esperantina ganhará escola técnica


A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), sempre primando pela melhoria da educação piauiense, investe na construção de mais uma escola técnica no Piauí.

Com mais de 20 mil alunos matriculados no Ensino Profissionalizante em 2012, o Piauí se consolida como um dos 12 estados do país com os maiores índices de matrículas nessa modalidade de ensino.

Segundo o secretário da Educação, Átila Lira, investir na educação profissional é uma das ações mais eficazes para reduzir o atraso tecnológico de diversos setores da economia, além de diminuir desigualdades regionais e de elevar o nível de escolaridade e de capacitação tecnológica da população.

“Por isso estamos iniciando a construção da Escola Técnica de Esperantina, que vai atender a toda aquela macrorregião. Jovens dos municípios de Batalha, Morro do Chapéu, Joaquim Pires e Luzilândia, entre outros, terão a oportunidade de cursar um curso técnico, integrado ao Ensino Médio, de qualidade sem precisar se deslocar para muito longe de suas casas”, explica o secretário.

Serão investidos mais de R$ 7.000.000,00 na construção da Escola Técnica de Luzilândia, recurso oriundo do Programa Brasil Profissionalizado, através de um convênio do Governo Federal com o Governo do Estado.

A escola atenderá 1500 alunos, nos três turnos. O prédio, que terá dois pavimentos, abrigará 12 salas de aula, 5 laboratórios, área administrativa, auditório, biblioteca, refeitório, anfiteatro e quadra coberta. “Estamos fazendo o levantamento do arranjo produtivo local para definir quais cursos serão oferecidos, mas, de antemão, garanto que esta será a maior escola técnica da região”, afirma Reinaldo Lopes, diretor da Unidade de Ensino Técnico e Profissional da Seduc.

Numa área de 80x160m, no centro do conjunto habitacional Bernardo Rego, a construção já está no início e deverá ser concluída em 18 meses. “Serão 15 municípios beneficiados diretamente. Toda a região de Esperantina só tem a ganhar com a nova escola técnica”, comemora Marisa Barbosa, gerente da 2ª Gerência Regional de Educação Barras Piaui.

Além da escola técnica, Esperantina também ganhará duas novas quadras esportivas. Uma na U.E.José Nogueira de Aguiar e uma quadra poliesportiva com vestuário na U. E. Leonardo das Dores.

Essas ações são mais uma prova de que o Governo do Estado e a Seduc estão firmemente comprometidos com a universalização da Educação no Piauí.
fonte: Martha Teixeira/MarathaoaNews.com

Postar um comentário

emo-but-icon

Follow Us

Hot in week

Recent

Comments

Side Ads

Text Widget

Connect Us

item